Package Details: warsaw 1.12.3.11-3

Git Clone URL: https://aur.archlinux.org/warsaw.git (read-only, click to copy)
Package Base: warsaw
Description: Banking security tool developed by GAS Tecnologia
Upstream URL: https://seg.bb.com.br
Keywords: Banco BB Brasil Caixa CEF Econômica Federal Itau
Licenses: custom
Conflicts: warsaw-bin
Provides: warsaw
Submitter: rafaelff
Maintainer: afterSt0rm
Last Packager: afterSt0rm
Votes: 39
Popularity: 0.000000
First Submitted: 2017-03-08 22:36 (UTC)
Last Updated: 2022-04-28 23:39 (UTC)

Pinned Comments

afterSt0rm commented on 2022-04-29 00:24 (UTC)

Eu adotei o pacote e o atualizei para incluir as alterações feitas pelo @esauvisky e outros usuários uma vez que elas corrigiram as falhas para mim.

No entanto eu recomendo VEEMENTEMENTE que vocês utilizem o pacote warsaw-bin ao invés deste aqui, pois o processo de instalação, configuração e atualização são muito menos complexos e muito mais estáveis.

Latest Comments

« First ‹ Previous 1 .. 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 .. 32 Next › Last »

filipy65 commented on 2018-02-20 13:17 (UTC)

Na minha instalação antiga do Arch (onde o warsaw rodava normalmente), após eu remover todos meus ambientes gráficos e instalar um novo, esse negócio deixou de funcionar!?! Não importa o que fizesse, o 'ps aux | grep warsaw' mostrava que nada estava em execução. Após reler os comentários dos colegas aqui, segui as sugestões do xyko e finalmente 'ps aux | grep warsaw' me retornou algo e o acesso ao Banco do Brasil foi possível.

Em uma instalação nova do Manjaro, bastou eu executar '/usr/local/bin/warsaw/core'. Na minha instalação antiga do Arch, após deixar de funcionar, voltou apenas após a lincagem das bibliotecas e mudança de atributo da pasta de bibliotecas desse negócio.

@syaorandroid, sugiro tentar a sugestão do xyko. Boa sorte.

esauvisky commented on 2018-02-20 11:54 (UTC) (edited on 2018-02-20 11:54 (UTC) by esauvisky)

@fbello Este pacote é o warsaw em si, que teoricamente deveria ser apto para todos os bancos (e inclusive funciona com vários simultaneamente aqui). O problema com o diagbb é que se utilizamos ele como fonte estaríamos limitando o escopo do pacote para clientes do Banco do Brasil apenas. Por esta razão, reitero que seria interessante que tu criasses um pacote específico na AUR chamado diagbb, principalmente se tens um PKGBUILD funcional. Seria de grande valia para os usuários do Banco do Brasil que não querem se incomodar tentando resolver os pepinos daqui! :)

fbello commented on 2018-02-19 11:21 (UTC) (edited on 2018-02-19 11:23 (UTC) by fbello)

Nunca fiz isso antes, mas me disponho a ser co-mantenedor do pacote.

Vejo uma questão em relação ao source e ao número da versão. O pacote atual usa https://cloud.gastecnologia.com.br/bb/downloads/ws/warsaw_64_installer.run como source, o que, apesar de estar no diretório cloud.gastecnologia.com.br/bb, não é a fonte oficial recomendada pelo Banco do Brasil. A página https://seg.bb.com.br/duvidas.html?question=10 recomenda baixar a fonte de https://cloud.gastecnologia.com.br/bb/downloads/ws/linux/diagbb-1.0.64.run, que é o que usei no meu PKGBUILD. A principal diferença é que diagbb-1.0.64.run vem com o arquivo gas.dbd (necessário), que não está presente em warsaw_64_installer.run. Por essas duas razões (recomendação do BB e presença do gas.dbd), acho mais razoável usarmos diagbb-1.0.64.run como fonte.

Isso cria um problema em relação ao número da versão do pacote. A versão 1.12.3.11 vem do arquivo warsaw_64_installer.run, mais especificamente de tmp/warsaw_x64/configure.ac, que propaga ela para tmp/warsaw_x64/configure. Esses arquivos inexistem em diagbb-1.0.64.run, até porque são desnecessários para a instalação, e não refletem a versão do software em si. Não há informação de versão do software Warsaw em si. Os dois arquivos apontados pelo site do BB são diagbb-1.0.64.run e diagbb-1.0.32.run, para versões de 64 e 32 bits, o que leva a crer que a versão do warsaw é, na verdade, 1.0. Tentei achar alguma versão nos binários, via

strings /usr/local/*/warsaw/*|grep 'v[0-9]*\.[0-9]'
mas so apareceu v1.59.0, que parece ser a versão da biblioteca boost que eles utilizaram.

E agora?

dsboger commented on 2018-02-18 18:01 (UTC)

Olá pessoal! Há alguns meses eu entrei como comantenedor deste pacote, porque eu tinha um PKGBUILD que funcionava pra mim. Mas a minha alternativa parou de funcionar e agora essas alterações que vários de vocês estão colocando nos comentários são necessárias.

Alguns de vocês pediram para que estas alterações sejam incluídas no PKGBUILD/.install do pacote, mas eu não acredito que seja interessante, ou até mesmo responsável, visto que mexe com coisas de baixíssimo nível, como atributos de diretórios e instalação em locais fora dos padrões. Não me sinto confortável em publicar um PKGBUILD assim.

Estou saindo deste pacote, porque não tenho nada a acrescentar. Se o @mesmer quiser, pode fazer as modificações ou adicionar outro co-mantenedor para fazer o que achar melhor. Além disso, estou desistindo, por agora, de instalar este pacote no Arch nativo. Vou usar uma VM com Ubuntu só pra isso :(.

É claro que a culpa é dos desenvolvedores do Warsaw, e estamos simplesmente fazendo o que for possível para poder usar o banco de casa. Acho que o melhor que consigo fazer, é fixar um comentário que explique o passo a passo da instalação. Assim, os novos usuários que chegarem aqui entenderão a situação, e não terão seus sistemas silenciosamente "esculhambados" por um PKGBUILD arcano.

Outra coisa importante, é reclamar com os nossos bancos e com os desenvolvedores do Warsaw, cobrando uma solução com melhor qualidade técnica, que não necessite de tantas "gambiarras". Afinal, somos clientes!

syaorandroid commented on 2018-02-17 13:27 (UTC) (edited on 2018-02-18 15:21 (UTC) by syaorandroid)

Olá pessoal, gostaria se algúem pudesse me ajudar. Fiz a instalação, excutei os comandos "systemctl enable warsaw", "systemctl start warsaw" e "/usr/bin/warsaw/core" com o meu usuário e como root e não consigo acessar o BB e CEF. A versão do firefox é a 58.0.2. Tentei varios procedimentos e nenhum surtiu efeito.Tentei também alterando o caminho de execução para o serviço de "/usr/bin/warsaw/" para "/usr/local/bin/warsaw/" e nada. Fiz tambem o teste em http://www.dieboldnixdorf.com.br/warsaw e o resultado foi 'Warsaw não instalado.' e ao verificar o status está como "active (exited)".Fiz algo errado? Estou esquecendo de algum passo? Alguem está com os mesmos problemas que eu? Antecipadamente agradeço! :)

filipy65 commented on 2018-02-16 01:29 (UTC)

Em um Manjaro recém-instalado com Gnome em 11/02/18, instalei esse pacote sem erros, mas não tinha sucesso pelo site do Banco do Brasil e pelo de diagnóstico do warsaw (http://www.dieboldnixdorf.com.br/warsaw).

Então só precisei executar o /usr/local/bin/warsaw/core sugerido pelo gerson. E isso só para o primeiro acesso, depois só preciso iniciar o serviço. No meu desktop com uma instalação antiga do Arch só precisei do mesmo ano passado.

esauvisky commented on 2018-02-15 13:59 (UTC)

Pessoal, para evitar que esta porcaria reescreva as bibliotecas, é só definir o diretório do warsaw como append-only.

Retirado do passo-a-passo que eu postei anteriormente:

3: Defina o atributo do diretório /usr/lib/warsaw como append-only:

# chattr +a /usr/lib/warsaw/

gabrielmagno commented on 2018-02-15 13:53 (UTC)

@xyko, sua solução funcionou perfeitamente depois de algumas tentativas.

Percebi que o daemon do warsaw (não sei qual processo exatamente) reescreve os arquivos de biblioteca dentro de /usr/local/lib/warsaw depois de um tempo.

O que eu fiz foi logar no meu banco rapidinho, antes que o daemon desfizesse os links criados manualmente. Muito desagradável esse tal de warsaw.

gerson commented on 2018-02-09 20:18 (UTC)

@xyko, não precisei remover e relinkar estas bibliotecas...

Instalei o warsaw, rodei o systemctl para ativar e iniciar o serviço e executei manualmente o /usr/local/bin/warsaw/core.

Funcionando.

macielr commented on 2018-02-06 01:00 (UTC)

xyko, perfeito! funfou redondinho!

Valeu e grande abraço,